sábado, 26 de março de 2011

O Lixo

ScreenHunter_001Podemos produzir uma tese: o ser humano é um produtor de lixo; onde existe o ser humano há lixo; quanto maior é o aglomerado humano, maior é a quantidade de lixo; as grandes cidades são grandes lixeiras e grandes lixões.

O ser humano produz lixo pela sua ação, pela sua inteligência, pelo seu desejo, pela sua imaginação. O ser humano produz o que não é necessário, nem para si mesmo, nem para a natureza. A ambição do ser humano produz lixo; o seu perfeccionismo produz lixo; o consumismo produz lixo; o luxo é lixo; o chamado “desenvolvimento” tem sido um produtor de lixo.

Sempre que o ser humano produz o supérfluo, o desnecessário à vida, produz lixo. Somos produtores de lixo. Sou produtor de lixo. Você é produtor de lixo. Plásticos, papéis, resíduos, embalagens, ideias, ideologias, preconceitos, violência, exploração, mentira, aparência, vaidades... quantas formas de lixo. Nadamos em lixo, nos movemos no meio do lixo, nos alimentamos de lixo, nos transformamos em lixo. Cada ser humano se transformou em lixo e trata o outro ser humano como lixo. A falta de auto estima, a consequente ausência de estima do outro, a objetização do outro como coisa minha ou de ninguém, tornam o ser humano lixo.

Lixo físico, líquido e gasoso, lixo científico, lixo técnico, lixo sonoro, lixo sexual, lixo de consumo, lixo sentimental, lixo mental, lixo “espiritual”... são muitas as formas e as produções de lixo, lixo doméstico, lixo urbano, lixo relacional, lixo que carrego comigo e que entrego para carregar os outros. Lixo que não é necessário. O ser humano tornou-se alguém desnecessário para o mundo, porque de tudo o ser humano faz lixo, até a si mesmo transforma em lixo.

Os canais da cidade estão cheios de lixo; a sarjeta das ruas estão cheias de lixo; os canteiros da avenidario_poluido estão cheios de lixo; os cadáveres humanos se afogam em lixo; o aquecimento global é fruto da produção de lixo. O lixo é um dos maiores problemas ecológicos, um dos causadores do efeito estufa, da destruição do solo e da poluição das águas. A terra foi transformada numa grande lixeira de supérfluo, de ignorância, de aparência, de mentira, de morte. Os países exportam lixo, enriquecem e empobrecem à custa de lixo.

É importante perceber: quando me transformo em lixo; quando me relaciono com os outros como lixo; quando me aproveito da natureza como lixo.

O lixo é estético, é artístico, é (i)moral; o lixo é querido, amado, valorizado; o lixo é produzido, fabricado, bem pensado: lixo bélico, lixo televisivo, lixo cinematográfico, lixo industrial, lixo político. A humanidade é um mar de lixo. Quem poderá respirar sem que sinta o fedor do lixo? Carregamos lixo. Acumulamos lixo. Escutamos lixo. Alimentamo-nos de lixo. Corremos à procura de lixo. Espalhamos lixo. Amamos o lixo. Somos dependentes do lixo. Quando chegará o dia em que seremos amigos do essencial, da verdade, da liberdade, da bondade, da beleza, da água cristalina e do ar puro?

Cria em mim um coração puro

Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Por tua grande compaixão, apaga a minha culpa!

Lava-me da minha injustiça e purifica-me do meu pecado!

Porque eu reconheço a minha culpa, e o meu pecado está sempre na minha frente;

pequei contra ti, somente contra ti, praticando o que é mau aos teus olhos.

Tu és justo, portanto, ao falar, e, no julgamento, serás o inocente.

Eis que eu nasci na culpa, e minha mãe me concebeu pecador.

Tu amas o coração sincero, e, no íntimo, me ensinas a sabedoria.

Purifica-me com o hissopo, e eu ficarei puro. Lava-me, e eu ficarei mais branco do que a neve.

Faze-me ouvir cantos de júbilo e de alegria, e que se alegrem os ossos que esmagaste.

Esconde dos meus pecados a tua face, e apaga toda a minha culpa.

Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme.

Não me rejeites para longe da tua face, não retires de mim teu santo espírito.

Devolve-me a alegria da tua salvação, e dá-me um espírito generoso.

Vou ensinar teus caminhos aos culpados, e os pecadores voltarão para ti.

Livra-me do sangue, ó Deus, ó Deus, meu salvador! E a minha língua cantará a tua justiça.

Senhor, abre os meus lábios, e minha boca anunciará o teu louvor.

Pois tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto te agrada.

Meu sacrifício é um espírito contrito. Um coração contrito e esmagado tu não o desprezas.

Favorece a Sião, por tua bondade, reconstrói as muralhas de Jerusalém. (Sl. 51)

Quanto tempo?

O papel de jornal demora 2 a 6 semanas para se decompor; embalagens de papel, 1 a 4 meses; guardanapos de papel, 3 meses; pontas de cigarro, 2 anos; fósforos, 2 anos; chicletes, 5 anos; nylon, 30 a 40 anos; sacos e copos de plástico, 200 a 450 anos; latas de alumínio, 100 a 500 anos; tampas de garrafas, 100 a 500 anos; garrafas PET, mais de 100 anos; vidros, 1 milhão de anos para se decompor.

A degradação dos materiais ocorre e varia em função da combinação de vários fatores: temperatura, teor de umidade, Ph do meio, luminosidade, pressão atmosférica, quantidade de oxigênio, além de outros.

Quantos anos permanecem as consequências do pecado?

Quanto tempo demora para se desfazer um preconceito?

Quem apagará as ideologias da guerra, do colonialismo, do racismo?

Uma calúnia, quem a retirará?

Quantos séculos para superar as consequências da escravatura?

Quantos séculos para superar as consequências da fome?

Os canais da felicidade estão cheios de lixo. Quanto tempo esperamos para transformar os sentimentos que nos destroem?

Convivendo com o lixo

Ignorar - esconder - reduzir - reutilizar - reciclar - transformar reciclagem

E já se perguntou: como você costuma encarar o desafio de conviver com o lixo?

Tentar ignorar o lixo será uma solução de inconsciência e em nada produtiva; esconder é mentir pra si mesmo e essa “é a pior mentira”; reduzir a produção de lixo é uma forma boa de contribuir, consumindo de maneira consciente, evitando o supérfluo e o desperdício, racionalizando o uso de materiais e os produtos do dia a dia; reutilizar é bom para certos produtos que podem ser aproveitados, antes de serem descartados, e contribui para evitar o desperdício; reciclar reduz a quantidade de lixo, economiza água, energia e matéria prima e preserva o meio ambiente. Uma tonelada de plástico reciclado evita a extração de milhares de litros de petróleo, além de evitar a poluição. Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1300kg de areia, além do milhão de anos de espera para a decomposição do vidro.

Areciclagem LATINHAS reciclagem é uma forma de transformação. Esta transformação terá que ser ampliada pela transformação das atitudes e dos comportamentos humanos, para que haja mais respeito pela dignidade da terra e mais cidadania. É o próprio centro da pessoa, onde reside o pecado que tem que ser transformado em amor, liberdade e graça; são as próprias estruturas sociais de pecado que têm que ser transformadas em fontes de vida, em nascentes de graça libertadora.

Caos e Criação

O caos é a situação da humanidade, produtora de lixo e mergulhada em lixo de toda a espécie. É tarefa do ser humano contribuir para a Criação, para a dignidade da terra, para sua beleza, felicidade e harmonia.

O pecado precisa ser reciclado, transformado em justiça, igualdade, respeito, graça. Graça de Deus, amor criador e libertador.

A liberdade será livre ao serviço da Criação, tendo como sentido a harmonia da criatividade do amor, o projeto de Deus. Quando a liberdade perde o sentido do amor, aquele amor livre de Jesus libertador, gratuidade da liberdade do amor, a liberdade se orienta por interesses e se torna escrava, cega e burra, geradora de caos, desorganização, exploração, guerra: lixo.

Pe. José Luís, CSh

Nenhum comentário:

Postar um comentário